Operação militar especial russa

AIEA: acidente em usinas nucleares na Ucrânia é 'questão de tempo'

O chefe da Agência Internacional de Energia Atómica, Rafael Grossi, afirmou que um acidente em uma usina nuclear na Ucrânia pode acontecer a qualquer momento.
Sputnik
"Pode acontecer a qualquer momento, a qualquer hora. Hoje você pode ter uma situação tranquila e, no dia seguinte, pode haver bombardeios, e é isso o que tem acontecido. E quando há bombardeios, ou quando os fornecimentos de energia externa são interrompidos, e os reatores não são refrigerados por muito tempo, você pode ter um colapso", alertou.
Grossi ainda afirmou que a situação permanece tensa nas proximidades da usina nuclear de Zaporozhie, já que as forças de Kiev seguem atacando instalações na região russa.
Na ONU, China pede fim imediato de ataques que ameaçam usina nuclear de Zaporozhie
A usina de Zaporozhie, localizada próximo da cidade de Energodar, é a maior da Europa em termos de unidades instaladas e capacidade. A usina tem seis geradores com uma capacidade de um gigawatt cada.
Desde março de 2022, a usina está sob proteção dos militares russos. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia enfatizou que esta decisão foi tomada para evitar o vazamento de materiais radioativos.
Comentar