Ciência e sociedade

Crocodilos mumificados e decapitados são descobertos em antiga tumba no Egito (FOTOS)

Os animais foram descobertos em uma tumba intacta na área de Qubbat al-Hawa, localizada na margem ocidental do Nilo, onde os habitantes não veneravam o "deus crocodilo".
Sputnik
No local, foram encontrados em 2019 cinco crânios e cinco esqueletos parciais de crocodilos, medindo entre 1,8 e 3,5 metros. Contudo, a descoberta foi publicada pela revista Plos One só nesta quarta-feira (18).
Os répteis foram encontrados na parte superior de uma tumba, sobre uma camada de areia que cobria quatro enterros, sendo de dois homens e duas mulheres, depositados 1.700 anos antes.
Os répteis foram encontrados na parte superior de uma tumba, sobre uma camada de areia que cobria quatro enterros, sendo de dois homens e duas mulheres, depositados 1.700 anos antes
A cidade de Qubbet el-Hawa está localizada a aproximadamente mil quilômetros ao sul do Cairo e é uma necrópole onde foram enterrados os governadores da fronteira sul do Egito, entre os anos 2.200 a.C. e 1.800 a.C.
O local é escavado há 150 anos, e desde 2008 foram descobertos 25 túmulos, desde grandes complexos funerários até pequenos túmulos.
Crocodilos mumificados e decapitados são descobertos em antiga tumba no Egito
Sabe-se que o local não venerava Sobek, deus da água e da fertilidade, por vezes, representado por uma cabeça de crocodilo.
Os especialistas acreditam que as pessoas faziam oferendas usando os animais em procura de ajuda da divindade, e os crocodilos são os "intermediários" entre o ser humano e o deus.
Crocodilos mumificados e decapitados são descobertos em antiga tumba no Egito
Outro fato que surpreendeu os especialistas é que foi usado um tipo diferente de conservação das múmias, sugerindo uma prática realizada antes dos tempos ptolomaicos, consistente com a fase final do uso funerário de Qubbet el-Hawa no século V a.C.
Comentar