O Pentágono solicitou às Forças dos EUA na Coreia (USFK, na sigla em inglês) do Sul que forneçam equipamento à Ucrânia em meio à operação militar especial da Rússia, relatou na quinta-feira (19) a agência britânica Reuters, citando o Departamento de Defesa norte-americano.
"Isto tem impacto zero em nossas operações e em nossa capacidade de execução do nosso compromisso de defesa de nosso aliado, a República da Coreia", disse Isaac Taylor, coronel e porta-voz das USFK, sem revelar que tipo de equipamento foi requisitado, e que quantidade foi solicitada ou já transferida.
As USFK, que têm 28.500 militares no país asiático, afirmaram que a iniciativa faz parte dos esforços dos Estados Unidos de suprir os inventários de Kiev. Questionado sobre ela, o Ministério da Defesa da Coreia do Sul respondeu que estava colaborando de perto com Washington para manter a postura de prontidão.
No entanto, Seul tem recusado fornecer armas letais, citando a necessidade de não antagonizar a Rússia e de não a fazer influenciar a Coreia do Norte.
Na quarta-feira (18), o jornal norte-americano The New York Times revelou que Washington estava retirando munições de artilharia de Israel e da Coreia do Sul para compensar o uso ucraniano.