Panorama internacional

EUA estariam querendo dar munições de artilharia das forças na Coreia do Sul para Ucrânia

Segundo as Forças dos EUA na Coreia, Washington está tentando usar as reservas de munições de artilharia norte-americanas na Coreia do Sul para as dar a Kiev.
Sputnik
O Pentágono solicitou às Forças dos EUA na Coreia (USFK, na sigla em inglês) do Sul que forneçam equipamento à Ucrânia em meio à operação militar especial da Rússia, relatou na quinta-feira (19) a agência britânica Reuters, citando o Departamento de Defesa norte-americano.
"Isto tem impacto zero em nossas operações e em nossa capacidade de execução do nosso compromisso de defesa de nosso aliado, a República da Coreia", disse Isaac Taylor, coronel e porta-voz das USFK, sem revelar que tipo de equipamento foi requisitado, e que quantidade foi solicitada ou já transferida.
As USFK, que têm 28.500 militares no país asiático, afirmaram que a iniciativa faz parte dos esforços dos Estados Unidos de suprir os inventários de Kiev. Questionado sobre ela, o Ministério da Defesa da Coreia do Sul respondeu que estava colaborando de perto com Washington para manter a postura de prontidão.
No entanto, Seul tem recusado fornecer armas letais, citando a necessidade de não antagonizar a Rússia e de não a fazer influenciar a Coreia do Norte.
Na quarta-feira (18), o jornal norte-americano The New York Times revelou que Washington estava retirando munições de artilharia de Israel e da Coreia do Sul para compensar o uso ucraniano.
Comentar