Conforme o comunicado do Pentágono, além dos veículos citados, outros equipamentos serão enviados em mais um pacote de auxílio militar a Kiev.
"Esta autorização, avaliada em até US$ 2,5 bilhões [R$ 12,94 bilhões], é a trigésima retirada de equipamentos dos estoques do DoD [sigla em inglês para Departamento de Defesa] para a Ucrânia desde agosto de 2021 pelo governo [do presidente norte-americano, Joe] Biden. Ele contém centenas de veículos blindados, apoio crítico à defesa antiaérea da Ucrânia e outras capacidades importantes", disse o Pentágono.
O pacote inclui 59 veículos Bradley e 90 Stryker, assim como uma variedade de munições de artilharia e armas de pequeno porte, segundo detalha comunicado da Defesa norte-americana.
Veículo de combate Bradley conduzido por militares dos EUA durante exercícios com as Forças Democráticas da Síria (SDF, na sigla em inglês) em Deiz ez-Zor, Síria, 8 de dezembro de 2021
© AP Photo / Baderkhan Ahmad
Além disso, o pacote inclui oito sistemas de defesa antiaérea Avenger e munições para sistemas de foguetes de artilharia de alta mobilidade e sistemas nacionais avançados de mísseis terra-ar anteriormente fornecidos pelos EUA às forças ucranianas.