Até 30 militares ucranianos e vários veículos militares foram perdidos na direção de Kupyansk, comunicou na sexta-feira (20) o Ministério da Defesa da Rússia.
"Na direção de Kupyansk, a aviação tática e a artilharia do Distrito Militar Ocidental [russo] atingiram unidades das 14ª e 92ª brigadas mecanizadas das Forças Armadas da Ucrânia nas áreas de Timkovka, Tabaevka e Berestovoe, da região de Carcóvia. Até 30 militares ucranianos, um veículo blindado de combate, duas picapes e dois obuseiros D-20 e D-30 foram destruídos", disse.
Enquanto isso, continuou o ministério, a artilharia do Distrito Militar Central da Rússia atingiu unidades das 92ª e 66ª brigadas mecanizadas da Ucrânia perto das localidades de Stelmakhovka e Makeevka, na República Popular de Lugansk, e também da 95ª Brigada de Assalto Aéreo perto das florestas de Serebryansk, um depósito de munição de artilharia ucraniana foi destruído perto de Krasny Liman, na República Popular de Donetsk.
"As perdas do inimigo nesta direção durante o dia foram de mais de 40 militares, dois veículos de combate de infantaria, quatro veículos blindados de transporte de pessoal e um obuseiro D-20", relatou o ministério, acrescentando que até 60 efetivos de Kiev, três veículos blindados de transporte de pessoal, dois sistemas de artilharia Gvozdika e obuseiros Giatsint-B e D-20 foram destruídos na direção de Donetsk.
Além disso, continuou, foi libertado o vilarejo de Klescheevka, na República Popular de Donetsk (RPD), e em Zvanovka, também na RPD, foi aniquilado um depósito de foguetes para lançadores múltiplos usado por militares ucranianos.
Foi ainda libertada a localidade de Lobkovoe, na região de Zaporozhie, onde as forças de Kiev perderam 90 militares, disse o ministério. Em Kamenskoe, também nessa região, foi destruído um hangar com armas e equipamentos militares ucranianos, o mesmo acontecendo com um radar AN/TPQ-37 de produção dos EUA perto de Malaya Tokmachka.
Durante o avanço russo na direção de Kherson as forças russas conseguiram igualmente eliminar um sistema de artilharia M109 Paladin dos EUA e obuseiros D-30 e Msta-B, segundo o Ministério da Defesa da Rússia.
Já a defesa antiaérea e os caças russos foram relatados como tendo abatido nas últimas 24 horas dois helicópteros militares ucranianos Mi-8 perto de Posad-Pokrovskoe, na região de Kherson, e outro Mi-8 perto de Lozovaya, região de Carcóvia.