Panorama internacional

Diplomata russo: EUA estão secretamente patrocinando Daesh contra autoridades afegãs

O diretor do Segundo Departamento da Ásia do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Zamir Kabulov, declarou que Moscou tem dados de que os EUA estão tentando estabelecer laços com os adversários das atuais autoridades afegãs e patrocinam secretamente o Daesh (grupo terrorista banido na Rússia e em uma série de outros países).
Sputnik
"Sim, temos essa informação, eles fazem isso não para o bem, mas para o mal, porque eles querem muito vingar sua vergonhosa derrota político-militar no Afeganistão e, em retaliação, eles fazem tudo para que nesta terra, tão sofredora, a paz não seja estabelecida", afirmou Kabulov em entrevista ao canal de TV Rossiya 24.

"Mas, pior ainda, além dos contatos com a oposição armada no Afeganistão, os anglo-saxões estão patrocinando secretamente os [combatentes] do Daesh, os incitando contra a estabilidade dos nossos parceiros da Ásia Central, outros vizinhos do Afeganistão, mas também contra a segurança da Rússia", acrescentou o diplomata russo.

Ele respondia à pergunta se Moscou tem dados de que os EUA estejam estabelecendo contatos com as forças que resistem às atuais autoridades no Afeganistão.
Além disso, Kabulov afirmou que os EUA especulam sobre a possibilidade de desbloquear ativos afegãos para obrigar o Afeganistão a seguir a sua linha.
"Quase não há progresso nesta questão, porque os americanos usam esse elemento [do desbloqueio de ativos do Afeganistão] como chantagem, prometendo a Cabul de forma indefinida desbloqueá-los se seguirem a linha de Washington", concluiu ele.
Panorama internacional
Conselho de Segurança russo: retirada dos EUA do Afeganistão tem a ver com conflito na Ucrânia
Comentar