O representante disse durante um briefing que a UE tem como "tarefa" continuar ajudando a Ucrânia e por isso mais um pacote de auxílio militar a Kiev será enviado. O funcionário também observou que o chefe da política externa do bloco europeu, Josep Borrell, buscaria um acordo entre os ministros de Relações Exteriores do órgão sobre o pacote de ajuda durante uma reunião prevista para a segunda-feira (23), em Bruxelas.
Na quinta-feira (19), a estação de rádio polonesa RMF FM informou que a Hungria estaria bloqueando o novo pacote, mas que outros países da UE pressionassem Budapeste pela aprovação durante essa reunião.
Soldado do Corpo de Fuzileiros Navais da Frota do Mar Negro da Rússia muda de posição durante ação em Kherson em 24 de novembro de 2022
© Sputnik / Konstantin Mikhalchevsky
No ano passado, a UE decidiu utilizar o Fundo Europeu para a Paz para financiar parte do envio de equipamentos militares à Ucrânia. O mecanismo, criado em março de 2021, foi concebido para ter um limite financeiro de cinco bilhões de euros (cerca de R$ 28 bilhões) para o período entre 2021 e 2027.
No entanto, no final de dezembro, a UE concordou em aumentar o financiamento do fundo em dois bilhões de euros(cerca de R$ 11, 3 bilhões), com a possibilidade de um novo aumento em uma fase posterior.