De acordo com o general dos EUA, a China aumentou a sua atividade militar, particularmente sob a liderança de Xi Jinping.
"A qualidade e os avanços tecnológicos que eles fizeram, não é a quantidade, não é apenas mais navios, mais aviões e mais mísseis. É a qualidade do que eles têm que é tão impressionante e potencialmente ameaçador para os EUA e nossos aliados", disse Keane ao canal de TV Sky News Austrália.
China está bem no caminho para cumprir suas ambições de dominar o Indo-Pacífico, alertou o general aposentado responsável pela revisão da Estratégia de Defesa Nacional dos Estados Unidos. Em sua entrevista Keane rotulou a China de principal ameaça para os EUA e seus aliados, tais como Austrália.
"China é a principal ameaça para os EUA, a maior ameaça na região do Indo-Pacífico, para o seu país, a Austrália, e para todos os outros países da região", disse o militar ao apresentador australiano Andrew Bolt.
O general Keane afirmou também que estava particularmente preocupado com a erosão da dissuasão militar dos EUA na região.