Operação militar especial russa

MD da Ucrânia anuncia que forças do país treinarão em tanques alemães na Polônia

Após reunião do grupo de contato ontem (20), Berlim anunciou que não enviará tanques Leopard a Kiev, mas na visão do chefe da Defesa ucraniana, o treinamento das forças nos tanques pode indicar que em breve os veículos estarão em Kiev.
Sputnik
O ministro da Defesa da Ucrânia, Aleksei Reznikov, disse na sexta-feira (20) que as forças ucranianas vão treinar em tanques Leopard-2 na Polônia. Mesmo que os aliados não tenham chegado a um acordo para fornecer os tanques, Reznikov descreveu o desenvolvimento do treinamento como um avanço, segundo a Reuters.
"Começaremos com isso e depois avançaremos […] Vejo isso de uma forma otimista porque o primeiro passo foi dado – vamos começar as missões de treinamento no Leopard-2", disse o ministro citado pela mídia.
Também ontem (20), após o encontro do grupo de contato de apoio à Ucrânia na base aérea norte-americana de Ramstein, a Alemanha, através do ministro da Defesa, Boris Pistorius, afirmou que não estava pronta para enviar os Leopard a Kiev, conforme noticiado.
Ainda assim, Reznikov postou em seu Twitter uma foto com Pistorius, parabenizando sua nomeação para o cargo e disse que teve com a autoridade alemã uma discussão "franca que continuará" sobre os tanques Leopard.
Apesar da Alemanha e dos Estados Unidos anunciarem que não vão enviar tanques à Ucrânia neste momento, a União Europeia informou ontem (20) que um novo pacote de ajuda militar ao Estado ucraniano será de € 500 milhões (cerca de R$ 2,8 bilhões).
Operação militar especial russa
Rússia: discussão de novos suprimentos a Kiev, incluindo em Ramstein, é provocação e sobe as tensões
Moscou relembrou que as conversas em Ramstein e os novos envios de ajuda é provocação e sobe as tensões, além de ajudar a aumentar o número de vítimas do conflito.
Comentar