Os navios de guerra da Marinha iraniana, Dena e Makran, estão previstos para chegar ao Brasil nos próximos dias. A 86ª flotilha (pequena frota) deixou o Irã no início no início de outubro com o objetivo de circunavegar o mundo.
A passagem pelo Brasil, segundo a agência de notícias iraniana Tasnim, faz parte de uma missão que está sendo conduzida até o canal do Panamá.
Comandante da Marinha iraniana, o contra-almirante Shahram Irani disse que estão em andamento planos para enviar forças navais para o canal do Panamá, enquanto militares iranianos se aproximam das costas das Américas.
Lanchas da Marinha do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica do Irã navegam perto de navios militares dos EUA no golfo Pérsico perto de Kuwait, 15 de abril de 2020
© AP Photo / Marinha dos EUA
O Dena é um navio de guerra da classe Mowj que ingressou na Marinha iraniana em junho de 2021. A embarcação está equipada com mísseis de cruzeiro antinavio, torpedos e canhões navais.
A outra embarcação é o Makran, um navio de base avançada pesando 121 mil toneladas. O petroleiro que virou navio de guerra pode transportar cinco helicópteros e é empregado para fornecer apoio logístico aos navios de combate.
Espera-se que a 86ª flotilha do Irã quebre o recorde de distância percorrida por uma esquadra iraniana em águas internacionais.
No ano passado, a 75ª flotilha, incluindo os navios de guerra Sahand e Makran, estabeleceu um novo recorde de navegação de 250 mil quilômetros após uma viagem a São Petersburgo, na Rússia.
Navio de guerra iraniano Makran antes de se juntar à Marinha do Irã, 12 de janeiro de 2021
© AP Photo / Forças Armadas do Irã