O RT France terminará sua emissão após o congelamento das contas de seus funcionários na França, anunciou no sábado (21) Ksenia Fyodorova, diretora do canal.
Ela disse que 123 empregados estavam em risco de não serem pagos em janeiro e poderiam perder seus empregos por causa do congelamento das contas bancárias. Segundo ela, o canal tem sido na União Europeia (UE) um alvo de tentativas de censura desde seu lançamento, "não se esquivando de usar informações falsas no processo".
"As autoridades da UE utilizaram a situação na Ucrânia, que a RT France sempre cobriu de forma equilibrada, para finalmente fechar o canal de TV", resumiu Fyodorova.
Ela chamou a pressão sobre o RT France de censura e uma consequência de decisões políticas, observando que o canal nunca foi responsabilizado por nada. A diretora do canal está convencida de que fechar o canal é somente o primeiro passo, extremamente perigoso, depois do qual outros veículos de imprensa russos serão visados.
O Ministério das Relações Exteriores russo respondeu que tal passo deverá levar a restrições à mídia francesa na Rússia.