De acordo com o comunicado do Centro Espacial, o Elektro L é uma espaçonave meteorológica desenvolvida pela associação de pesquisa e produção de Lavochkin. O satélite passou em todos os testes e viajará à órbita da Terra no Blok DM, o estágio superior do veículo de lançamento Proton-M.
O lançamento do quarto satélite Elektro–L estava marcado para 2022, mas foi remarcado para 2023.
Lançamento do Foguete da Vitória na plataforma do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão
© Sputnik / FSUE "TsENKI" / Roscosmos
/ O primeiro satélite Elektro–L foi lançado em 2011 e deixou de funcionar em 2016, ficando aquém da sua vida útil esperada de dez anos. O segundo satélite foi colocado em órbita em 2015, seguido pelo terceiro, em 2019 — ambos os satélites estão funcionando como previsto. Os quatro satélites Elektro–L serão substituídos por três satélites Elektro–M após 2025.
Agenda cheia para 2023
Além do satélite Elektro–L, a Rússia planeja lançar dois satélites de navegação Glonass–K e um Glonass-K2, assim como os satélites Kondor–FKA, Arktika–M, Obzor–R e Resurs–P. Além disso, dois Meteor-M e dois satélites de sensoriamento remoto da ionosfera também devem ser lançados este ano. A Rússia espera ainda que a estação Luna-25 e dez nanossatélites sejam lançados em órbita ao longo de 2023.