O vilarejo de Dvurechie foi libertado pelas tropas russas, a Ucrânia perdeu dezenas de militares, disse no sábado (21) o Ministério da Defesa da Rússia.
"Unidades de assalto voluntárias libertaram, com o apoio de fogo da aviação tática e do Exército e das tropas de mísseis e artilharia do Distrito Militar do Sul, o vilarejo de Dvurechie na República Popular de Donetsk [RPD], na direção de Donetsk ", detalhou.
Segundo o ministério, 50 militares ucranianos foram mortos ou feridos e foram destruídos dois veículos blindados de combate, três picapes e dois obuseiros, D-20 e D-30, enquanto na República Popular de Donetsk foi aniquilado um radar AN/TPQ-37 fabricado nos EUA.
As forças russas também foram mencionadas como responsáveis pela morte de pelo menos 35 militares de Kiev na direção de Kupyansk e de mais de 20 na direção de Krasny Liman, aos quais foram somados a eliminação de um depósito de munição de artilharia, um veículo de combate de infantaria, um obuseiro D-20 e um radar AN/TPQ-37 contrabateria fabricado nos EUA.
Enquanto isso, os avanços russos na direção de Zaporozhie provocaram a morte de 30 combatentes de Kiev e a destruição de dois veículos blindados de combate, duas picapes, um obuseiro autopropulsionado Akatsiya e um obuseiro D-20, além de terem sido assumidas posições mais vantajosas, continuou o órgão governamental da Rússia.
"A aviação tática, tropas de foguetes e artilharia de agrupamentos de tropas das Forças Armadas da Federação da Rússia atingiram o posto de comando do 36º Batalhão de Infantaria Independente da Defesa Territorial próximo à localidade de Kotlyarovka, na República Popular de Donetsk, e também 67 unidades de artilharia em posições de tiro, militares e equipamento militar em 95 áreas", acrescentou o ministério.
Já a Força Aeroespacial da Rússia teria abatido um avião Su-24, um helicóptero Mi-8 e 14 drones na RPD, República Popular de Lugansk e na região de Zaporozhie. De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, foram igualmente interceptados três projéteis de lançadores de foguetes Himars e Uragan e um míssil antirradar HARM na região de Zaporozhie.