Multimídia

Clube nuclear: descubra os 6 países que dominam os mares com submarinos potentes

A estabilidade estratégica global está em foco nos últimos meses devido à escalada de tensões entre as potências nucleares. Além disso, não está claro o que aconteceria com os acordos destinados a manter sob controle o número de armas nucleares e sua proliferação.
Sputnik
Quantos países são capazes de construir submarinos nucleares? Qual é a sua história? Por que esses submarinos foram desenvolvidos e quais são suas vantagens em relação aos submarinos convencionais a diesel? Sputnik apresenta um vídeo que responde a estas perguntas.
Os submarinos nucleares são considerados o componente mais letal das armas possuídas por países com uma tríade nuclear, ou seja, nações com capacidade de lançar armas nucleares a partir de terra, mar e ar. A razão para isso é que esses submarinos operam em águas profundas vigiando em zonas afastadas das costas inimigas e, portanto, possuem capacidades que não podem ser eliminadas em um primeiro ataque surpresa do inimigo.
Isso os torna talvez o principal fator de dissuasão, pois o potencial adversário sabe com certeza que a resposta de um submarino nuclear a qualquer agressão nuclear será rápida, repentina e em grande escala.
Algumas nações têm submarinos com energia nuclear suficiente para destruir um país inteiro. Assim, é isso que empurra as partes a negociarem os acordos internacionais destinados a reduzir os arsenais nucleares e o risco de guerra.
Comentar