Panorama internacional

Lavrov sobre moeda única do BRICS: não se pode confiar nos mecanismos financeiros do Ocidente

Não se pode confiar nos mecanismos financeiros do Ocidente, que está pronto para enganar a qualquer momento em prol de um objetivo de curto prazo, é por isso que no BRICS já surgiram ideias sobre a criação de uma moeda única, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia Sergei Lavrov.
Sputnik
Segundo ele, é necessário buscar maneiras de proteger os interesses contra o domínio dos mecanismos criados pelo Ocidente no âmbito do modelo de globalização do qual ele tem abusado grosseiramente.
"Em primeiro lugar estou me referindo ao papel do dólar", disse Lavrov em coletiva de imprensa.

"A participação das moedas nacionais nas transações entre os países do BRICS já está crescendo ativamente. Nos países do BRICS já são anunciadas iniciativas sobre a necessidade de trabalhar na criação de sua própria moeda. A razão é muito simples – não se pode confiar nos mecanismos que estão nas mãos daqueles que podem enganar a qualquer momento, descartar suas obrigações", ressaltou Lavrov.

Reorganização do sistema global marca ano 'emblemático' para o BRICS, diz pesquisador
Nesta segunda-feira (23) presidente do Brasil Lula da Silva propôs que fosse considerada a criação de uma moeda única do Mercosul para uso em transações dentro da organização. Ele lembrou que tais discussões são realizadas no BRICS. Lula observou que a criação de tais moedas deve ajudar a reduzir a dependência do dólar dos EUA e facilitar o comércio.
Anteriormente, Lavrov disse que as relações entre a Rússia e a América Latina estão em ascensão.
Comentar