Panorama internacional

Roscosmos planeja iniciar a implantação da estação orbital russa em 2027

A implantação da estação orbital russa está programada para começar em 2027, disse o diretor-geral da corporação estatal russa Roscosmos, Yuri Borisov.
Sputnik
Anteriormente foi relatado que o primeiro módulo da estação poderia ser lançado em órbita em 2028.
"Já planejamos para 2027 a implantação da estação orbital russa", disse Borisov em um fórum em Moscou.
Além disso, ele afirmou que até 2030 a Rússia deve aumentar sua matriz orbital de 200 para pelo menos 1.000 satélites, incluindo aparelhos meteorológicos, de sensoriamento remoto da Terra, de navegação e de comunicação.
Nesse contexto, Borisov constatou que atualmente os tempos de fabricação desses aparelhos no país são "insuficientes".
Ele também anunciou que gostaria de oferecer aos países amigos a criação de agrupamentos multissatélites internacionais que ajudariam a economizar dinheiro e trabalhar "no interesse de todos os países amigos".
Ciência e sociedade
Rússia define data para resgatar tripulantes presos na EEI e anuncia plano de emergência
O projeto preliminar da estação orbital, necessário para apoiar a cosmonáutica tripulada russa após o fim da operação da Estação Espacial Internacional (EEI), deve ser concluído até o final de 2023. A estação orbital russa vai ser colocada em uma órbita de latitude alta com inclinação de 97 graus, para que o território da Rússia seja melhor visto da estação.
Em setembro de 2022, Borisov afirmou que é altamente provável que a Rússia use a EEI até 2028, mas os prazos subsequentes devem depender do estado da estação. Para já, os EUA e o Japão tomaram a decisão de alargar o funcionamento da EEI e a Agência Espacial Europeia também apoiou esta iniciativa.
Comentar