A cultura Jiroft, também referida como estilo Intercultural ou estilo Halilrud, é uma cultura arqueológica que se supõe ser do início da Idade do Bronze e que estava presente em várias províncias iranianas modernas.
O sítio arqueológico de Jiroft inclui itens inestimáveis do terceiro milênio a.C. e é considerado um dos locais históricos mais importantes do mundo. Até agora foram encontrados mais de 85 locais ao longo de 400 km do rio Halil Roud, levando os arqueólogos a comparar a área com a da civilização mesopotâmica.
O encanto dos objetos esculpidos do local provém de sua decoração altamente original. Estes artefatos retratam figuras intricadas de animais, tanto domésticos como selvagens, lutando entre si ou com figuras humanas, com a humanidade sempre vencendo. Os motivos que adornam a superfície dos objetivos derivam de um sistema consistente e meticuloso, revelando forte sensibilidade estética.
Uma inundação na área de Jiroft em 2000 expôs milhares de sepultamentos antigos e levou a saques de artefatos no local.
Estes vasos, que eram feitos de bronze, cerâmica e pedra clorita tinham sido descobertos em pequenas quantidades em outros contextos em regiões do mundo contemporâneas a Jiroft, mas artefatos saqueados e escavações subsequentes revelaram que eles estavam presentes no sul do Irã em quantidades muito maiores.