O canal de TV de Israel Channel 12 noticiou na terça-feira (24) que simulações de instalações nucleares no deserto de Neguev serão submetidas a 100 toneladas de explosivos.
Embora a mídia não tenha citado uma fonte para a alegação, declarações de segunda-feira (23) de um alto funcionário militar norte-americano parecem confirmar a sugestão.
O general Michael Kurilla, que chefia o Comando Central dos EUA (CENTCOM), disse à NBC News que "não me surpreendia se o Irã visse a escala e a natureza dessas atividades e entendesse o que nós dois somos capazes de fazer". Kurilla qualificou os jogos de guerra como "o exercício mais significativo entre os Estados Unidos e Israel até agora".
Nos exercícios de fogo real, denominados Juniper Oak 23.2, são envolvidos cerca de 6.400 militares norte-americanos, 1.100 israelenses, quatro bombardeiros estratégicos B-52, quatro caças F-35, 45 caças F/A-18 Hornet, dois drones MQ-9 Reaper e 12 navios – incluindo um grupo de ataque de porta-aviões dos EUA.
"O que achamos que este exercício demonstra é [que] podemos andar e mascar chiclete ao mesmo tempo", afirmou o comandante da CENTCOM.
Os jogos de guerra, que tiveram início na segunda-feira (25), devem terminar na sexta-feira (27).