Panorama internacional

López Obrador lamenta que Alemanha envie mais armas para Ucrânia devido à pressão da mídia

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, afirmou que a decisão do governo alemão de enviar mais armas para a Ucrânia foi contra a vontade do povo.
Sputnik
Em sua coletiva de imprensa desta quarta-feira (25), o presidente mexicano afirmou que a decisão de Berlim também foi incentivada pela mídia.
"Contra a população da Alemanha, ou a maioria dos alemães, o governo decide enviar mais armas para a Ucrânia", sentenciou López Obrador.
As palavras do chefe do Executivo do México vêm depois que o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, declarou perante o Conselho de Ministros que a Alemanha vai continuar aumentando seu apoio militar à Ucrânia. Assim, o governo federal deu luz verde ao fornecimento de 14 tanques Leopard 2 às Forças Armadas ucranianas, destaca a declaração do porta-voz do gabinete alemão, Steffen Hebestreit.
"O poder da mídia é usado por oligarquias de todo o mundo para subjugar governos. Por exemplo, a Alemanha não quis se envolver muito na guerra com a Ucrânia", disse o presidente, apontando a mídia berlinense como culpada pela decisão. "E isso é replicado em todos os lugares", destacou.
Panorama internacional
Alemanha decide enviar 14 tanques Leopard 2 à Ucrânia, anuncia governo
Berlim planeja levantar rapidamente dois batalhões de tanques Leopard 2 para a Ucrânia. Como primeiro passo, a Alemanha vai fornecer um lote de 14 tanques de batalha Leopard 2A6 de suas reservas.
Além disso, Berlim deve fornecer assistência no treinamento — que deve começar rapidamente na Alemanha — das tripulações ucranianas além de logística, munição e manutenção do sistema.
Comentar