Nesta quinta-feira (26), o vice-representante permanente da Rússia na Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), Maksim Buyakevich, disse que a Aliança Atlântica e os Estados Unidos estão perigosamente se aproximando de um conflito em grande escala na Europa.
"A liderança dos Estados Unidos e seus satélites na OTAN se aproximaram de uma linha perigosa. Suas ações deliberadas para escalar o confronto militar na Ucrânia, levando o regime a operações militares contra a população russa usando armas pesadas ocidentais e designação de alvos com base na inteligência da aliança é um caminho direto para um conflito militar em grande escala na Europa, do qual absolutamente todos os habitantes de nosso continente definitivamente perderão tempo", disse Buyakevich em uma reunião do Conselho Permanente da OSCE.
Os participantes da reunião do último dia 20 na base aérea norte-americana de Ramstein, na Alemanha, tomaram medidas destinadas a "reforçar qualitativamente a escalada militar, aumentando a intensidade das hostilidades", essas medidas "provavelmente causarão mais baixas civis e destruição adicional em muitos lugares", acrescentou o diplomata.
Ontem (25), Washington anunciou o envio de 31 tanques Abrams e Portugal quatro Leopard para Ucrânia. No dia anterior (24), a Alemanha comunicou que enviará 14 blindados Leopard, e hoje (26), o Ministério da Defesa do Canadá, anunciou o encaminhamento de quatro tanques Leopard a Kiev.
Entretanto, o Minstério da Defesa russo já informou que está preparando complexos robóticos Marker para destruir tanques Abrams e Leopard da OTAN, conforme noticiado.