Na quinta-feira (26), guardas fronteiriços romenos encontraram uma mina marítima à deriva perto da zona da praia de Sfântu Gheorghe. Eles isolaram a zona e notificaram as autoridades locais.
"A missão de limpar uma mina marítima encontrada na praia em Sfântu Gheorghe foi realizada sem incidentes. A operação para explodir a mina marítima foi realizada por um grupo misto de soldados submarinos navais de Constanta e Babadag, especializados na destruição de dispositivos explosivos", relata o site da Marinha romena.
Especialistas descobriram que era uma mina marítima do tipo YAM.
Desde o início do conflito na Ucrânia, a Marinha romena realizou quatro operações de explosão de minas no mar. De acordo com as autoridades romenas, 53 minas marítimas foram destruídas no oeste do mar Negro de março a dezembro.
O Serviço Federal de Segurança da Federação da Rússia, em março do ano passado, disse que a Marinha ucraniana, após o início da operação especial russa, instalou cerca de 420 minas nos arredores dos portos de Odessa, Ochakov, Chernomorsk e Yuzhny. O serviço não descartou a possibilidade de derivar minas para o estreito do Bósforo e para o mar Mediterrâneo devido à corrente.