Panorama internacional

Mergulhadores romenos explodem mina marítima à deriva no mar Negro

Fragata Admiral Golovko da Frota do Mar Negro da Rússia
Mergulhadores da Romênia explodiram uma mina marítima à deriva encontrada perto da cidade romena de Sfântu Gheorghe, relata a assessoria de imprensa da Marinha romena.
Sputnik
Na quinta-feira (26), guardas fronteiriços romenos encontraram uma mina marítima à deriva perto da zona da praia de Sfântu Gheorghe. Eles isolaram a zona e notificaram as autoridades locais.
"A missão de limpar uma mina marítima encontrada na praia em Sfântu Gheorghe foi realizada sem incidentes. A operação para explodir a mina marítima foi realizada por um grupo misto de soldados submarinos navais de Constanta e Babadag, especializados na destruição de dispositivos explosivos", relata o site da Marinha romena.
Especialistas descobriram que era uma mina marítima do tipo YAM.
Desde o início do conflito na Ucrânia, a Marinha romena realizou quatro operações de explosão de minas no mar. De acordo com as autoridades romenas, 53 minas marítimas foram destruídas no oeste do mar Negro de março a dezembro.
Um veículo robótico militar russo detona uma mina terrestre em uma missão de limpeza de minas ao longo da linha de alta tensão em Mariupol 13 de julho de 2022
Operação militar especial russa
Camboja enviará instrutores para ensinar Exército ucraniano a desativar minas terrestres
O Serviço Federal de Segurança da Federação da Rússia, em março do ano passado, disse que a Marinha ucraniana, após o início da operação especial russa, instalou cerca de 420 minas nos arredores dos portos de Odessa, Ochakov, Chernomorsk e Yuzhny. O serviço não descartou a possibilidade de derivar minas para o estreito do Bósforo e para o mar Mediterrâneo devido à corrente.
Comentar