Militares ucranianos lançaram no sábado (28) um ataque deliberado de um lançador múltiplo de foguetes Himars contra um hospital na localidade de Novoaidar, na República Popular de Lugansk, anunciou o Ministério da Defesa da Rússia.
"Em 28 de janeiro [...] na localidade de Novoaidar, na República Popular de Lugansk, por volta das 07h30 [horário local, 01h30 no horário de Brasília], as Forças Armadas ucranianas atingiram deliberadamente o prédio do hospital distrital com um lançador múltiplo de foguetes Himars, fabricado nos EUA", diz a declaração.
Foi relatado que os médicos civis e militares prestavam há muitos meses os cuidados médicos necessários à população local e aos militares nas instalações de saúde atacadas.
"Em resultado do impacto de foguetes com munição de fragmentação altamente explosiva sobre o edifício, 14 pacientes do hospital e pessoal médico morreram e 24 receberam ferimentos de vários graus de gravidade", detalhou o Ministério da Defesa russo, adicionando que os feridos estão recebendo assistência médica qualificada.
O Ministério da Defesa russo advertiu que todos os responsáveis pelo ataque serão encontrados e responsabilizados.
"Um ataque deliberado de mísseis a uma instalação médica civil em funcionamento conhecida é inequivocamente um crime de guerra grave cometido pelo regime de Kiev. Todos os envolvidos no planejamento e execução deste crime serão encontrados e responsabilizados", disse.