Operação militar especial russa

Defesa russa: forças de Kiev dispararam com Himars contra hospital distrital na RPL, há 38 vítimas

O Ministério da Defesa da Rússia relatou um ataque das forças ucranianas contra o hospital distrital de Novoaidar, na República Popular de Donetsk, que diz ter provocado 14 mortes.
Sputnik
Militares ucranianos lançaram no sábado (28) um ataque deliberado de um lançador múltiplo de foguetes Himars contra um hospital na localidade de Novoaidar, na República Popular de Lugansk, anunciou o Ministério da Defesa da Rússia.

"Em 28 de janeiro [...] na localidade de Novoaidar, na República Popular de Lugansk, por volta das 07h30 [horário local, 01h30 no horário de Brasília], as Forças Armadas ucranianas atingiram deliberadamente o prédio do hospital distrital com um lançador múltiplo de foguetes Himars, fabricado nos EUA", diz a declaração.

Foi relatado que os médicos civis e militares prestavam há muitos meses os cuidados médicos necessários à população local e aos militares nas instalações de saúde atacadas.
Operação militar especial russa
'Matou meus amigos': ex-chefe da Roscosmos envia projétil que o feriu a embaixador francês
"Em resultado do impacto de foguetes com munição de fragmentação altamente explosiva sobre o edifício, 14 pacientes do hospital e pessoal médico morreram e 24 receberam ferimentos de vários graus de gravidade", detalhou o Ministério da Defesa russo, adicionando que os feridos estão recebendo assistência médica qualificada.
O Ministério da Defesa russo advertiu que todos os responsáveis pelo ataque serão encontrados e responsabilizados.
"Um ataque deliberado de mísseis a uma instalação médica civil em funcionamento conhecida é inequivocamente um crime de guerra grave cometido pelo regime de Kiev. Todos os envolvidos no planejamento e execução deste crime serão encontrados e responsabilizados", disse.
Comentar