"Engenheiros russos desenvolveram a partir de componentes domésticos uma estação de radar para detecção de drones, que pode rastrear a uma distância de até dez quilômetros mesmo drones pequenos com uma massa a partir de 150 gramas", detalhou a entidade.
De acordo com o chefe do laboratório de pilotagem externa e operação de veículos aéreos não tripulados Vitaly Dolgov, para a Rússia esta decisão é extremamente importante, tendo em vista o rápido desenvolvimento do mercado de drones, que deve ser acompanhada de desenvolvimentos para a utilização segura dos aparelhos.
"A estação [...] pode detectar não só grande drones, mas também pequenos com um peso de decolagem de 150 gramas, que atualmente não surgem na área de visibilidade dos sistemas de observação: por exemplo, tais drones como DJI. A solução foi projetada para detecção e medição das coordenadas de veículos aéreos não tripulados a uma distância de até dez quilômetros em quaisquer condições climáticas, tanto de dia como de noite."
Quando um drone é detectado, a estação determina instantaneamente sua velocidade e distância e transmite automaticamente os dados de voo do dispositivo aéreo para o operador.