"Aviões não identificados dispararam contra caminhões perto da cidade de Al-Bukamal, no leste da Síria", disse a fonte, na noite deste domingo (29).
A fonte confirmou que o comboio entrou na Síria vindos do Iraque.
A região é alvo constante de tensões, entre ataques aéreos e bombardeios. No início do ano, ataques israelenses contra forças sírias deixaram seis soldados sírios mortos e outros três feridos.
Caminhões do comboio humanitário perto de estrada na cidade de Orum al-Kubra. Síria, 20 de setembro de 2016. Foto de arquivo
© AFP 2023 / Omar haj kadour
Segundo o major-general Oleg Yegorov, vice-chefe do Centro Russo de Reconciliação para a Síria, aviões da Força Aérea israelense lançaram ataques aéreos partindo da área das colinas de Golã, no dia 2 de janeiro.
Mais recentemente, na última sexta-feira (27), as forças de ocupação dos Estados Unidos e as Forças Democráticas da Síria (SDF, na sigla em inglês) invadiram a aldeia de Al-Derdara, na zona rural de Al-Hasakah, no nordeste do país, atacando moradores e sequestrando alguns deles, conforme noticiou a agência síria SANA.
Segundo a mídia, os EUA e as SDF têm usado forças no nordeste da Síria, onde guardam e de onde retiram recursos naturais como o petróleo e trigo.