Panorama internacional

Missão da OTAN: caças F-35 iniciam voos de treinamento na Polônia e intensificam presença no Leste

Os caças F-35 holandeses iniciaram seus primeiros voos de treinamento na Polônia nesta segunda-feira (30), como parte de uma missão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), informou a ministra da Defesa holandesa, Kajsa Ollongren.
Sputnik
Os caças F-35 holandeses chegaram na sexta-feira passada (27) à Polônia para patrulhar o espaço aéreo do país, no cumprimento da missão Policiamento Aéreo Aprimorado da OTAN, que visa reforçar o flanco leste europeu, segundo assegurou o ministro da Defesa polonês, Mariusz Blaszczak.
"Hoje, nossos caças F-35, que se dirigiram para a Polônia na sexta-feira, começaram seu primeiro treinamento. Eles protegem o espaço aéreo da OTAN sobre o Leste Europeu. Dessa forma, reforçamos nosso flanco leste", escreveu Ollongren em sua conta no Twitter.
Os Países Baixos expandiram muito a presença militar da OTAN no Leste Europeu. Desde o início da operação militar russa na Ucrânia, os holandeses enviaram vários caças F-35 e F-16 para patrulhar o espaço aéreo sobre o flanco leste da zona de aliança.
Quatro caças F-35 estão estacionados na Bulgária e até o final de maio devem fazer a varredura do espaço aéreo. Em meados de abril, os Países Baixos também enviaram 150 militares à Eslováquia para implantar sistemas de mísseis antiaéreos Patriot.
Além disso, o Exército holandês tem garantido a presença avançada da OTAN na Lituânia há mais de cinco anos.
A missão de Policiamento Aéreo Aprimorado da OTAN visa garantir a integridade do espaço aéreo báltico e a soberania dos vários Estados que não possuem as capacidades necessárias para o fazerem por si próprios.
Panorama internacional
Países Baixos fornecerão sistemas Patriot e treinamento a soldados ucranianos, diz ministra
Comentar