Estudos anteriores mostravam que as primeiras oficinas de machados apareceram no Pleistoceno médio (de 774.000 a 129.000 anos atrás) na Europa. Elas evoluíram à medida que a fabricação de ferramentas se tornou habitual. Naqueles tempos, os machados eram ferramentas multifuncionais: eles eram usados tanto para cortar algo quanto como armas.
Machados de mão eram feitos quebrando pequenos pedaços de pedra para formar uma borda afiada. Além disso, o instrumento não tinha cabo, o machado era simplesmente segurado nas mãos. Nos tempos mais antigos, como material era usado o sílex, mais tarde era a obsidiana, uma espécie de vidro magmático. Mesmo nos nossos tempos, é considerado um material bastante difícil porque é difícil de trabalhar.
Um aumento na exploração de obsidiana há mais de 1,2 milhão de anos em Simbiro III (Melka Kunture, Awash Superior, Etiópia)
Novas escavações arqueológicas em Melka Kunture, na Etiópia, levaram à descoberta de um machado de mão enterrado em uma camada de sedimentos. Mais tarde, os pesquisadores encontraram mais 577 instrumentos, que consistiam de obsidiana (todos, exceto três). Análises posteriores mostraram que sua idade é de 1,2 milhão de anos. Todos os machados foram fabricados da mesma maneira. Isso sugere que eles foram feitos na mesma oficina – a mais antiga já descoberta e a primeira fora da Europa.