Ciência e sociedade

Meteoritos revelam possível origem dos elementos químicos voláteis da Terra

Pesquisadores do Colégio Imperial de Londres analisaram meteoritos de diferentes origens e determinaram a provável origem remota dos elementos químicos voláteis da Terra, dos quais alguns são formados os componentes básicos da vida.
Sputnik
As novas descobertas sugerem que o Sistema Solar exterior teve um papel mais importante do que se imaginava com relação ao fornecimento de substâncias químicas voláteis da Terra, segundo comunicado.
Os elementos compostos voláteis são os que mudam de estado sólido para líquido a vapor a temperaturas relativamente baixas.
Além disso, eles incluem seis elementos mais comuns, que se encontram nos organismos vivos, assim como a água.
Ciência e sociedade
Mistério das profundezas: núcleo interno da Terra pode ter 'pausado' e invertido rotação, diz estudo
Os pesquisadores pensavam que a maioria destas substâncias terrestres procediam de asteroides formados mais próximo da Terra.

"Nossos dados mostram que aproximadamente a metade do inventário de zinco da Terra é proveniente do material do Sistema Solar exterior, mais além da órbita de Júpiter", explicou o líder do estudo e professor Mark Rehkamper, do Departamento de Ciências e Engenharia da Terra do Colégio Imperial de Londres.

O professor ainda adicionou que a contribuição deste material teve um papel importante no estabelecimento do inventário das substâncias químicas voláteis da Terra.
Os especialistas afirmam que o material com uma alta concentração de zinco e outros componentes voláteis com probabilidade são relativamente abundantes em água, fornecendo pistas sobre a origem da água da Terra.
Comentar