"Obviamente, por razões de segurança, não posso dizer exatamente os horários. Mas o que posso dizer é: começa com o treinamento em operações ou plataformas individuais, depois [há] o treinamento para poderem se unir a unidades de formação para lutar como um grupo, uma unidade, porque isso é importante, e então [...] [há a fase em que se decide] onde esses tanques serão colocados. O que posso dizer é que será neste lado do verão, ou maio ou provavelmente na época da Páscoa", disse ele, respondendo à pergunta de legisladores sobre quando os tanques britânicos apareceriam na linha de frente na Ucrânia.
Anteriormente, o ministro de Estado do Ministério da Defesa do Reino Unido, Alex Chalk, disse que o Reino Unido planejava fornecer tanques Challenger 2 à Ucrânia no fim de março e o treinamento dos militares ucranianos para usá-los deveria começar hoje (30).
Os países ocidentais vêm aumentando seu apoio militar a Kiev desde 24 de fevereiro, quando a Rússia iniciou uma operação militar especial na Ucrânia, após pedidos de ajuda das repúblicas populares de Donetsk (RPD) e Lugansk (RPL).
Em abril, Moscou enviou uma nota aos Estados-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) condenando sua assistência militar à Ucrânia.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, alertou que qualquer carregamento de armas em território ucraniano seria considerado um "alvo legítimo" para as forças russas.