O objeto incomum identificado como parte de um dodecaedro romano pode ter sido usado em rituais mágicos, escreve o portal Live Science.
Dodecaedro romano é um objeto do tamanho de uma bola de beisebol com 12 faces pentagonais planas, buracos de diferentes diâmetros e esferas nos topos. Nos últimos 200 anos, mais de 100 desses objetos misteriosos têm sido descobertos no norte da Europa, cujo propósito ainda está sendo debatido pelos cientistas.
"Há várias hipóteses sobre a [origem dos dodecaedros romanos]. Alguns dizem que é um calendário, outros dizem que é uma ferramenta para tarefas agrimensórias, e assim por diante. No entanto, todas essas versões levantam algumas dúvidas. Nós por outro lado sugerimos que tenha algo a ver com atividades não oficiais como feitiçaria, adivinhação e assim por diante", disse ao portal Guido Creemers, curador do Museu Galo-Romano em Tongeren na Bélgica.
Creemers e seus colegas obtiveram até agora apenas um fragmento do artefato na forma de um canto com uma esfera no topo, o que deu razões suficientes para identificá-lo como um dodecaedro romano. O achado fará parte de uma exposição do museu em Tongeren já em fevereiro.
Existem aproximadamente 120 dodecaedros romanos conhecidos, a maioria deles na Alemanha e França. Os tamanhos dos objetivos variam de 4 a 11 cm, e os materiais usados na sua criação, padrões e decorações podem variar muito. Não há menções sobre tais objetos em textos históricos, nem ilustrações.