Panorama internacional

Chegou a vez dа Bundeswehr? Berlim quer comprar sistemas IRIS-T antes enviados para Kiev

Alemanha pretende comprar oito sistemas de defesa antiaérea IRIS-T para а Bundeswehr, suas forças armadas, que tinha enviado anteriormente para Kiev, relata a agência Reuters, citando documento.
Sputnik

"A Alemanha pretende comprar oito unidades de sistemas de defesa antiaérea IRIS-T para suas forças armadas, estamos falando de um sistema terra-ar de médio alcance, que Berlim transferiu para Kiev, mas não adquiriu para suas próprias forças", disse à agência em um comunicado.

De acordo com o documento do Ministério da Defesa alemão de 25 de janeiro, a compra de sistemas de defesa antiaérea está entre outras compras planejadas que devem ser enviadas para aprovação parlamentar no segundo trimestre de 2023.
O Ministério da Defesa alemão confirmou à agência sua intenção de apresentar um acordo sobre a compra de sistemas IRIS-T ao Bundestag, parlamento alemão, para aprovação, mas sua quantidade e tempo de compra não foram especificados.
A Federação da Rússia enviou uma nota aos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) sobre o fornecimento de armas à Ucrânia. O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, observou que qualquer carga que contenha armas para a Ucrânia se tornará um alvo legítimo para a Rússia. O Ministério das Relações Exteriores russo afirmou que os países da OTAN "estão brincando com fogo" ao fornecerem armas à Ucrânia. O porta-voz do presidente da Federação da Rússia, Dmitry Peskov, observou que o bombeamento da Ucrânia com armas pelo Ocidente não contribui para o sucesso das negociações entre Rússia e a Ucrânia e terá um efeito negativo.
Panorama internacional
Armas do Ocidente fornecidas à Ucrânia estão alimentando mercado ilegal na África, diz líder da RPD
Comentar