O especialista afirmou, durante um evento organizado pela empresa de fundos de hedge Universa Investments, onde ele é o principal conselheiro: "A Disneylândia acabou, as crianças estão de volta à escola. Nada vai ser tão simples como foi nos últimos 15 anos".
Taxas de juros próximas do zero desencadearam uma série colossal de bolhas de ativos e uma grande desigualdade, apontou o autor do livro "O Cisne Negro: O Impacto do Altamente Improvável".
Taleb descreveu a geração de investidores que, nos últimos 15 anos, esqueceu a importância da liquidez, quando a crise financeira desencadeou uma onda de dinheiro fácil. Na sua opinião, as criptomoedas são uma indicação da ingenuidade dos mercados depois de desfrutarem de anos de taxas reduzidas.
Agora, disse, os investidores não estão preparados para enfrentar um mundo com altas taxas, enquanto a Reserva Federal dos EUA eleva os juros para níveis mais compatíveis com o desenvolvimento histórico.
Durante estes anos, os ativos foram altamente inflacionados, como um tumor, disse, o que gerou uma "riqueza ilusória" em torno de meio trilhão de dólares.
Taleb referiu o Twitter como um exemplo de empresas que queimam dinheiro e que, no entanto, enfrentarão dificuldades diante da nova situação monetária. "O dinheiro parou de chover", disse ele.