Panorama internacional

Israel é responsável pelo ataque de drone em Isfahan, diz enviado do Irã à ONU

Israel é responsável pelo ataque da semana passada (29) a uma instalação do Ministério da Defesa iraniano na cidade de Isfahan, disse o embaixador iraniano nas Nações Unidas, Saeed Iravani.
Sputnik
"Investigações iniciais sugerem que o regime israelense foi responsável por esta tentativa de ato de agressão", disse Iravani em sua carta à presidente do Conselho de Segurança da ONU, Vanessa Frazier, e ao secretário-geral da ONU, António Guterres, na quarta-feira (1º), conforme citado pela agência de notícias iraniana Tasnim.
O diplomata iraniano também acusou Israel de violar a lei internacional e a Carta da ONU por meio de suas "ameaças de usar a força contra a infraestrutura crítica do Irã, incluindo as instalações nucleares pacíficas do Irã", informou a agência de notícias.
De acordo com a lei internacional, Teerã tem o direito de responder a quaisquer ações e ameaças de Israel, "onde e quando for considerado necessário", disse Iravani, segundo Tasnim.
Na noite de sábado (28), ocorreu uma explosão no bairro norte de Isfahan em uma das empresas militares do Ministério da Defesa iraniano, informou a mídia. Minidrones supostamente atacaram um depósito de munição. Nenhuma vítima foi registrada. Na mesma noite, ocorreu uma explosão e um incêndio subsequente em uma planta industrial de produção de petróleo na cidade de Azarshahr, no noroeste do Irã.
O Wall Street Journal informou, citando autoridades norte-americanas, que Israel estava por trás do ataque de drones. Suposições semelhantes foram expressas por um funcionário iraniano citado por uma emissora árabe.
Panorama internacional
Irã responderá a ataque de drones em Isfahan e provocação de Kiev não surpreende, diz parlamentar
Comentar