Nesta quinta-feira (2), o ministro da Defesa britânico, Ben Wallace, disse que "não há varinha de condão" que possa ajudar a Ucrânia quando questionado sobre a possibilidade de fornecer caças britânicos para Kiev.
"Não há varinha mágica neste conflito horrendo", afirmou o chefe da Defesa citado pela Reuters.
Diferente dos EUA que descartaram a chance de envio, Wallace não declinou a possibilidade de enviar jatos, mas disse que caças não são o que o país do Leste Europeu precisa no momento.
"O que os ucranianos precisam é a capacidade de formar formações militares no terreno para usar a manobra de armas combinadas para repelir as forças russas […] porque é assim que você derrota os ataques de ondas humanas aos quais os russos estão tendo que recorrer atualmente [...] eles estão recorrendo a ataques do tipo da Primeira Guerra Mundial, com baixas subsequentes para igualar", afirmou Wallace.
O ministro também acrescentou que há questões práticas a serem consideradas, como os muitos meses necessários para treinar as forças ucranianas para usá-los.
"Mesmo se amanhã de manhã anunciássemos que os colocaríamos em jatos rápidos, isso levaria meses."
A fala de Wallace vai de encontro a de um porta-voz do premiê, Rishi Sunak, o qual disse nessa semana, segundo a mídia, que o mais rápido que um piloto pode aprender a pilotar um caça britânico é de 35 meses.
1 de fevereiro 2023, 12:32
Por fim, o chefe da Defesa reiterou que o Reino Unido não tomou uma "decisão sólida" de não enviar seus caças à Ucrânia, mas não acha que essa seja a abordagem certa no momento.