Panorama internacional

'Não acho que China possa me dizer aonde ir', diz sucessor de Pelosi sobre potencial visita a Taiwan

O sucessor de Nancy Pelosi como presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Kevin McCarthy, afirmou que não levaria em conta a opinião das autoridades chinesas no que diz respeito ao planejamento das visitas a Taiwan.
Sputnik

"Não acho que a China possa me dizer aonde ir – seja que lugar for", disse McCarthy aos jornalistas após a reunião com o presidente dos EUA, Joe Biden, na Casa Branca.

McCarthy, que integra o Partido Republicano, respondeu assim à pergunta sobre o que pensa dos avisos de Pequim sobre possíveis visitas à ilha.
Panorama internacional
Guerra por Taiwan seria mais catastrófica que conflito na Ucrânia, alerta especialista
A tensão nas relações entre Washington e Pequim aumentou depois da visita da então presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, a Taiwan, que ocorreu em agosto de 2022. A China protestou e, logo depois de terminar a visita, começou exercícios militares de larga escala nas águas próximas da ilha.
Posteriormente, o Departamento de Estado dos EUA, comentando a possibilidade do novo presidente da Câmara dos Representantes efetuar nova viagem à ilha, disse que os membros do Congresso dos Estados Unidos são totalmente independentes em suas decisões sobre tais visitas.
Comentar