Autoridades de Pequim minimizaram as notícias sobre o cancelamento de viagem planejada de Blinken à China em meio a informações sobre um balão chinês descontrolado sobrevoando o território dos EUA.
Em um comunicado emitido na manhã deste sábado (4), o Ministério das Relações Exteriores da China disse que respeita a decisão tomada por Washington.
"Na realidade, os EUA e a China nunca anunciaram qualquer visita. O anúncio pelos EUA de informações correspondentes é um assunto deles e nós respeitamos isso", disse o ministério.
Blinken seria inicialmente esperado para visitar a China neste domingo (5) para conduzir conversas que deveriam ajudar a aliviar as tenções nas relações entre Washington e Pequim – que se tornaram bastante tensas depois que a ex-presidente da Câmara dos Representantes dos EUA fez uma visita oficial a Taiwan no ano passado.
A visita de Blinken acabou sendo anulada após anúncios da presença de um balão chinês no espaço aéreo norte-americano, que potencialmente estaria monitorando locais sensíveis, como silos de mísseis balísticos.