Os militares poloneses estão instalando uma cerca de arame farpado na fronteira com a região de Kaliningrado. No final de 2022, as autoridades da Polônia assinaram um contrato de US$ 84 milhões (cerca de R$ 432,1 milhões) para construir uma barreira elétrica na fronteira polaco-russa.
"A construção de uma barreira elétrica na fronteira com a região de Kaliningrado deve começar em março. O sistema elétrico perto da região de Kaliningrado funcionará ao longo de uma área de fronteira terrestre de 200 quilômetros", disse Michalska, conforme citado pela Agência de Imprensa Polonesa.
A porta-voz acrescentou que a barreira seria um sistema de detectores e câmeras que permitiria aos guardas de fronteira controlar a situação na fronteira regularmente, independentemente das condições climáticas.
No ano passado, autoridades polonesas afirmaram que o país estava construindo barreiras perto da região de Kaliningrado para evitar uma crise migratória semelhante à que surgiu na fronteira com Belarus em 2021.
Enquanto isso, a situação na fronteira russo-polonesa tem estado estável, de acordo com o guarda de fronteira da Polônia, com apenas 11 casos registrados de travessia ilegal da Rússia para o país vizinho no ano passado.