Panorama internacional

Delegação taiwanesa do partido de oposição ao governo anuncia visita à China continental

Uma delegação do Kuomintang, o partido de oposição taiwanês, vai visitar a China continental de 8 a 17 de fevereiro, disse a porta-voz para assuntos de Taiwan do Conselho de Estado da República Popular da China, Zhu Fenglian.
Sputnik
"Uma delegação do partido Kuomintang, liderada por seu vice-presidente Andrew Hsia, visitará a China de 8 a 17 de fevereiro", disse ela.
A porta-voz observou que o continente está pronto para fortalecer e desenvolver a cooperação em vários campos com o partido Kuomintang com base na posição política comum de rejeitar a "independência de Taiwan".
A situação em torno de Taiwan piorou após a visita da então presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, à ilha em 3 de agosto de 2022, apesar dos protestos da China, que viu o apoio de Washington aos independentistas de Taiwan àquela viagem e acabou realizando exercícios militares em grande escala ao redor da ilha.
Os laços entre a China e a ilha de Taiwan foram rompidos em 1949, depois que as forças do partido nacionalista Kuomintang sofreram uma derrota na guerra civil contra o Partido Comunista e se mudaram para aquele arquipélago. As relações foram restauradas apenas no nível comercial e informal no final dos anos 1980. A política fundamental da China em relação a Taiwan é a reunificação pacífica sob o princípio de Um País, Dois Sistemas.
Panorama internacional
'Não acho que China possa me dizer aonde ir', diz sucessor de Pelosi sobre potencial visita a Taiwan
Comentar