Operação militar especial russa

Mísseis de longo alcance dos EUA podem gerar 'ameaça nuclear' entre Rússia e Ucrânia, alerta mídia

O jornal Global Times (GT) alertou para a possibilidade de um "conflito nuclear" entre Rússia e Ucrânia caso armas de longo alcance sejam fornecidas pelos EUA.
Sputnik
De acordo com o jornal, estas armas fornecidas pelos EUA e seus aliados poderiam permitir um ataque ucraniano contra o território russo, o que elevaria o risco de uma ameaça nuclear na região, perdendo de vez o controle da situação.
Recentemente, os Estados Unidos anunciaram bilhões de dólares em ajuda militar à Ucrânia, incluindo um pacote de capacidades contra drones e sistemas de defesa aérea críticos, além de blindados e outros equipamentos.
No pacote também entram os mísseis antitanque Javelin, munições de artilharia, e mísseis longo alcance, além dos convencionais.
Operação militar especial russa
Zelensky deixou bunker após Putin prometer a premiê israelense que não o eliminaria, diz Bennett
Com isso, a Ucrânia será capaz de realizar ataques contra o território russo, o que resultaria em ataques mais pesados contra a Ucrânia, bem como uma doutrina nuclear em retaliação.
Apesar de prometer ao Ocidente que não atacará o território russo, Zelensky já deixou claro que "todas as instalações militares na Rússia usadas no conflito serão alvos militares legítimos para a Ucrânia".
Os especialistas, citados pelo GT, alertaram que qualquer escalada nuclear na região em decorrência dos mísseis ocidentais, afetará não apenas os ucranianos como também os europeus, já que a situação virará uma espiral descontrolada, atingindo uma intensidade e escalada inevitáveis.
Comentar