Panorama internacional

Senador sobre reservas de ouro: Rússia recupera sua posição como um dos líderes econômicos mundiais

Dadas as reservas significativas de ouro na Rússia e o desenvolvimento do país em geral, podemos dizer que ele está recuperando sua posição como um dos líderes econômicos do mundo, disse o presidente do Comitê de Defesa e Segurança do Conselho de Federação (câmara alta do parlamento russo), Viktor Bondarev.
Sputnik
No final de 2022 a Rússia se tornou o quarto maior possuidor de reservas cambiais do mundo, de acordo com os cálculos da RIA Novosti, baseados nos dados dos bancos centrais.
Panorama internacional
Rosatom comenta imposição de sanções por Kiev contra a indústria nuclear russa

"Dadas as reservas substanciais de ouro na Rússia, podemos prever um crescimento da sua economia. Por mais que nossos inimigos tentem controlar esse processo, a Rússia está gradualmente recuperando sua posição como um dos líderes econômicos do mundo", escreveu o político em seu canal de Telegram.

Ele recordou que, no final de 2022, a Rússia se tornou o quarto maior possuidor de reservas de ouro e divisas do mundo, logo depois da China, do Japão e da Suíça. "Diante da enorme, na verdade sem precedentes, pressão de sanções por parte dos países ocidentais, inclusive as apreensões de nossos ativos, isso não é apenas um resultado muito positivo, mas um resultado que parecia inalcançável. No entanto, a Rússia conseguiu não só manter, mas até elevar sua posição. Anteriormente, em um ranking semelhante, nosso país ficou em quinto lugar, atrás da Índia", - acrescentou.
Segundo o senador, a economia russa se baseou sempre na economia real (e não no empolado setor financeiro), mantendo um equilíbrio entre matérias-primas e inovações.
"Ao invés dos EUA, não permitimos a emissão descontrolada de moeda nacional. Nossa moeda está claramente vinculada ao padrão ouro, respaldada por reservas do metal precioso", sublinhou.
Operação militar especial russa
Ucrânia pressiona Israel por ajuda financeira e por condenação pública de operação militar russa

"As reservas de ouro e divisas são a almofada de segurança do país na arena internacional. Agora o valor do ouro está crescendo, a liquidez do dólar está caindo. Com a introdução dos Acordos de Basileia III, que entraram em vigor em de janeiro de 2023, acabou o sistema de domínio monopolista do dólar, estabelecido em Bretton Woods em 1944 e reformado na Jamaica em 1976, que deixou de considerar o ouro como equivalente do dinheiro mundial", disse ele.

Nos balanços dos bancos do mundo, o ouro como reserva terciária sob o sistema Bretton Woods foi avaliado em 50% do seu valor, explicou. "De acordo com as normas dos Acordos de Basileia III, o ouro não está na terceira categoria, mas na primeira. Assim, é possível agora contabilizá-lo a 100% de seu valor em vez de 50%. Isto leva a uma revalorização da moeda do balanço. O valor do ouro sobe, enquanto o dólar como moeda mundial universal desce", concluiu Bondarev.
Comentar