Nesta terça-feira (7), o Departamento de Estado norte-americano aprovou a potencial venda de mísseis e foguetes de longo alcance para a Polônia em um negócio avaliado em até US$ 10 bilhões (R$ 52 bilhões), informou o Pentágono segundo a Reuters.
O pacote incluirá 18 lançadores Himars, 45 mísseis do Sistema de Mísseis Táticos do Exército (ATACMS) com alcance de 297 km e mais de 1.000 foguetes do Sistema de Lançamento Múltiplo de Foguetes Guiados (GMLRS). O Pentágono disse que a Lockheed Martin foi a principal contratada para as armas.
"A venda proposta melhorará os objetivos militares da Polônia de atualizar a capacidade, ao mesmo tempo em que aumentará ainda mais a interoperabilidade com os Estados Unidos e outros aliados", disse o Pentágono citado pela mídia.
Entretanto, Washington rejeitou os pedidos de Kiev de mísseis ATACMS, sendo assim, Varsóvia não será capaz de transferir nenhum ATACMS para a Ucrânia sem a aprovação dos EUA. Além disso, apesar da aprovação do órgão norte-americano, a notificação não indica que um contrato foi assinado ou que as negociações foram concluídas.
Em maio, a Polônia solicitou mais 500 lançadores Himars dos Estados Unidos, mas, segundo a mídia polonesa, a Lockheed disse que era possível oferecer cerca de 200. Em outubro, o governo polonês assinou um acordo para comprar 288 Chunmoo lançadores de foguetes da Coreia do Sul, conforme noticiado.