O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas iranianas, major-general Mohammad Hossein Baqeri, e o comandante do Exército iraniano, major-general Abdolrahim Mousavi, visitaram a base aérea subterrânea, chamada Oghab-44 (Águia-44).
A base aérea tática pode acomodar e preparar várias aeronaves, inclusive caças, bombardeiros e veículos aéreos não tripulados, para missões, segundo informa a agência Tasnim.
A base subterrânea conta com várias seções, tais como uma área de alerta, posto de comando, hangares de aviões de guerra, centro de reparo e manutenção, equipamentos de navegação e aeroporto e tanques de combustível.
A grande base aérea subterrânea também pode receber novos caças da Força Aérea e os preparar para missões.
Oghab-44 é uma das várias bases táticas da Força Aérea que foram construídas por todo o Irã nos últimos anos, considerando as necessidades operacionais das unidades aéreas e os requisitos da defesa civil.
Estas bases, que foram construídas em proporção às necessidades e com alto fator de segurança, são instaladas debaixo de áreas montanhosas, para que possam ser utilizadas para operações aéreas repentinas nos locais e no tempo inesperados para os inimigos.
As bases subterrâneas acomodam os caças nos locais seguros e equipam os aviões com sistemas de guerra eletrônica e várias bombas e mísseis, inclusive Yasin, Qaem e Asef, que permitem realizar operações aéreas em confronto e ampliam a gama estratégica de ataques contra alvos distantes.
A Força Aérea iraniana já revelou uma base de drones subterrânea chamada de Base de Drones 313. Os desenvolvimentos dos últimos anos indicam que a Força Aérea iraniana tem planos de desenvolver bases subterrâneas em todo o Irã.