O robô tem um corpo flexível que pode replicar os movimentos e o estilo de locomoção rastejante de um lagarto do deserto.
O lagarto robótico resolveria o problema das sondas contemporâneas se movendo sobre solos granulares brandos e escalando rochas no Planeta Vermelho.
"A estrutura das patas utiliza um mecanismo de quatro ligações, o que garante um movimento de elevação constante", segundo os pesquisadores.
Em um banco de testes de simulação de superfícies rochosas, semelhantes à superfície de Marte, os engenheiros avaliaram os movimentos de um protótipo, impresso em 3D, com um painel de servocontrole, uma bateria de lítio e outros componentes eletrônicos.
Engenheiros da Universidade de Aeronáutica e Astronáutica de Nanjing, China, desenvolveram um robô biomimético quadrúpede que pode ajudar na exploração da superfície de Marte
© Foto / Chen et al (MDPI, 2023)
Agora, a equipe trabalha em algoritmos de aprendizado de máquina que permitiriam que o robô adapte seus movimentos a diferentes terrenos, bem como em um sistema que garanta a alimentação do robô e no desenvolvimento de uma estrutura mais resistente e de uma superfície protetora contra a poeira marciana.