"De acordo com informações recebidas de fontes das Forças Armadas ucranianas, um esquema de corrupção de evasão de recrutamento foi estabelecido na Ucrânia. A tarifa de entrada é de US$ 10.000 [cerca de R$ 52.109]. É um pagamento único a um comissário militar para inscrever um recruta em potencial em uma organização voluntária que opera em cada Centro de Recrutamento e Apoio Social do Exército ucraniano. É assim que são chamados os escritórios de alistamento militar lá agora", disse a fonte.
Espera-se que cada voluntário recolha doações espontâneas através das redes sociais dos cidadãos a favor do Exército, acrescentou a fonte.
"Dependendo do valor arrecadado, cada voluntário é obrigado a prestar homenagem pessoalmente ao comissário militar através de seus intermediários, e varia de 5% a 10% do valor total arrecadado", disse a fonte.
Em agosto de 2022, a mídia ucraniana noticiou que um esquema envolvendo viagens ao exterior sob o pretexto de serem estudantes para evitar o recrutamento, supostamente para frequentar universidades polonesas e bálticas, estava ganhando força entre os residentes ucranianos.