"A plataforma multifuncional de aviação de transporte, ou simplesmente TrAMP, representa um drone do tipo avião de um esquema clássico. Ele foi desenvolvido para o transporte e desembarque de cargas com um peso de até 250 kg a uma distância de 600 quilômetros e também para realizar tarefas perigosas para aeronaves tripuladas em condições climáticas adversas a um custo mínimo", disse a fonte.
Especifica-se que a principal característica do novo aparelho é seu grande compartimento de carga de 2.650 litros. Ele permite carregar uma carga volumosa a bordo, bem como lançá-la em paraquedas sobre um local determinando. A velocidade de cruzeiro do drone é de 195 km/h e a altitude máxima de cruzeiro de 3.000 metros.
No compartimento do drone é possível instalar equipamentos de vigilância, de radar, ópticos, cartográficos e outros equipamentos especiais de observação. Graças a que as portas do compartimento de carga se abrem para baixo, é possível colocar uma carga útil suspensa.
Entre as características operacionais do TrAMP, o interlocutor da agência destacou o trem de pouso, que permite decolar e pousar em pistas curtas e mal preparadas. Além disso, segundo a fonte, o veículo aéreo é composto por módulos, ou seja, os principais elementos, como a asa, o motor e o trem de pouso, podem ser substituídos.