Panorama internacional

'México é um país amigo, não faz parte do grupo de nações hostis à Rússia', diz diplomata

As relações entre a Rússia e o México evoluíram positivamente em 2022, apesar da turbulência internacional, disse o embaixador da Rússia nesta nação, Viktor Koronelli, em entrevista à Sputnik nesta quinta-feira (9).
Sputnik
"A turbulência no mundo foi aumentando, mas, felizmente, o México continua sendo um país amigo: não faz parte do grupo de nações hostis à Rússia, nem é aliado delas. E foi isso que marcou a dinâmica de nossas relações no ano passado. Acho que elas têm evoluído de forma positiva", argumentou Koronelli.
Panorama internacional
Economista aponta possível dano colateral para América Latina com novas sanções antirrussas da UE
O embaixador destacou que "o México permaneceu confortavelmente como o segundo parceiro comercial da Rússia na América Latina", embora a bolsa possa ter regredido um pouco em 2022 devido a dificuldades logísticas e financeiras.
De todo modo, ele descreveu a cooperação no nível das entidades diplomáticas como "muito bem-sucedida".
Tal como o Brasil, a Colômbia e os demais países da América Latina, o México mantém neutralidade em relação à operação militar especial da Rússia na Ucrânia.
Operação militar especial russa
Colômbia rechaça proposta dos EUA de entregar material de guerra russo à Ucrânia
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, já afirmou que seu país tem uma política externa que estabelece o princípio da não intervenção e da solução pacífica de divergências.
Países da região latino-americana vêm sendo constantemente assediados pelos Estados Unidos e pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para que apoiem a Ucrânia e lhe enviem armas e munições.
Seus líderes, no entanto, recusaram o pedido e se posicionaram a favor de uma solução negociada do conflito.
Notícias do Brasil
Lula nega pedido da Alemanha para enviar munição do Brasil para tanques na Ucrânia
Comentar