Panorama internacional

Macron diz que entregas de caças não correspondem agora às necessidades da Ucrânia

O presidente francês Emmanuel Macron disse que não exclui o fornecimento de caças a Kiev, mas, segundo ele, a Ucrânia tem outras prioridades agora, relata o canal de TV BFMTV.
Sputnik

O fornecimento de caças "não atende às necessidades de hoje [das Forças Armadas da Ucrânia]", afirmou o líder francês.

O presidente francês reiterou que "não exclui absolutamente nada", mas sob nenhuma circunstância caças podem ser transferidos para a Ucrânia nas próximas semanas.
Macron também acrescentou que prefere ajudar Kiev em outras "prioridades", como o fornecimento de canhões Caesar.
No final de janeiro, o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, após as promessas dos países ocidentais de fornecer tanques às Forças Armadas da Ucrânia, pediu aeronaves de combate e mísseis de longo alcance.
Na quarta-feira (8), o líder ucraniano pediu pessoalmente a Londres aeronaves de combate durante um discurso no Parlamento britânico. De acordo com o canal de TV Sky News, citando um representante da Downing Street, o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak instruiu o ministro da Defesa Ben Wallace a descobrir quais equipamentos o país poderia transferir para Kiev.
Panorama internacional
Ucrânia pronta para usar mísseis britânicos de grande alcance em ataques contra Crimeia, diz jornal
Moscou enviou uma nota aos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) sobre o fornecimento de armas à Ucrânia. Anteriormente, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, observou que qualquer carga do ocidente que contiver equipamentos militares se tornará um alvo legítimo para o Exército russo.
Comentar