Panorama internacional

Belarus classifica decisão da Polônia sobre fronteiras de 'catastrófica' e 'perigosa'

O governo belarusso já havia criticado a medida ontem (9), mas foi mais enfático em um comunicado emitido hoje (10), chamando a decisão de Varsóvia de irracional e perigosa.
Sputnik
Após a decisão polonesa de fechar a principal fronteia com Belarus, o governo de Aleksandr Lukashenko condenou a medida a qual classificou como "catastrófica", acrescentando que a determinação pode levar a um colapso em ambos os lados da fronteira, segundo a agência Reuters.
"As ações das autoridades polonesas podem levar a um colapso em ambos os lados da fronteira [...] com o fechamento de outro posto de controle polonês, a situação se tornará catastrófica [...] [e] a carga nos dois pontos de verificação restantes aumentará criticamente", afirmou o comunicado.
Minsk também disse acreditar que a decisão foi propositalmente projetada para "agravar ainda mais a situação na fronteira e limitar as viagens dos cidadãos", relata a mídia.
Polônia diz ter implantado sistemas Patriot em Varsóvia para exercícios militares (VÍDEO)
Do lado polonês, o primeiro-ministro Mateusz Morawiecki declarou que Varsóvia pode fechar mais passagens da fronteira.

"Não estamos excluindo o fechamento de outras passagens da fronteira com Belarus. A razão para isso é que há tensões crescentes com Minsk e elas estão sendo instrumentalizadas pelos russos e pelo Kremlin", afirmou o premiê em Bruxelas.

As relações entre as duas nações ficaram ainda mais tensas na quarta-feira (8), quando um tribunal belarusso condenou um jornalista de origem polonesa a oito anos de prisão. Varsóvia também anunciou ontem (9) aplicação de mais sanções a Belarus.
Comentar