Panorama internacional

Chefe da AIEA classifica de importantes as reuniões em Moscou sobre Zaporozhie

Rafael Grossi disse que as reuniões desta semana permitiram discutir com representantes do governo russo detalhes do plano de criação da zona de segurança em torno da usina nuclear.
Sputnik
O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, considerou importantes as reuniões que realizou em Moscou para o trabalho de criação de uma zona de segurança ao redor da usina nuclear de Zaporozhie.
"Tanto em Kiev quanto em Moscou, continuamos nosso determinado trabalho diplomático com o objetivo de estabelecer a zona o mais rápido possível. As reuniões desta semana em Moscou foram importantes a esse respeito, permitindo-nos discutir o plano em detalhes com altos representantes do governo russo", disse Grossi.
Operação militar especial russa
AIEA: acidente em usinas nucleares na Ucrânia é 'questão de tempo'
Grossi disse que segue "esperançoso de que a zona seja estabelecida, embora o progresso devesse ter sido mais rápido". "Pelo bem da segurança nuclear na Ucrânia e além, continuarei meus esforços até que a zona se torne uma realidade", acrescentou o diretor-geral.
A AIEA vem pedindo a criação de uma zona de segurança em torno de Zaporozhie desde outubro do ano passado, quando visitou a usina nuclear para constatar os danos gerados por bombardeios em áreas próximas à instalação.
Comentar