Notícias do Brasil

Ciro Gomes tem casa penhorada pela Justiça após atrito político

Ex-governador do Ceará teve uma casa penhorada pela Justiça de São Paulo em decorrência de uma indenização não paga de R$ 98,7 mil ao vereador paulistano Fernando Holiday (Republicanos).
Sputnik
O ex-candidato à presidência da República, Ciro Gomes, teve uma casa penhorada em sua cidade natal, Sobral (CE), após não pagar indenização a Holiday. Em 2018, durante uma entrevista, Ciro chamou Holiday de "capitãozinho do mato".
"Há que se destacar que a agressão extrapolou completamente o debate político e ideológico, tratando-se de uma patente ofensa pessoal, gratuita, eivada de preconceito", afirmou à Justiça o vereador, que é negro, relata a Folha de São Paulo.
Capitães do mato eram homens que à época do regime escravocrata, eram encarregados de recapturar os escravizados em fuga.
Notícias do Brasil
Ciro Gomes afirma que Sergio Moro é 'um agente da CIA no Brasil'
Em sua defesa, o ex-governador disse que apenas fez críticas aos posicionamentos tomados pelo parlamentar.
"Não houve o intuito de vilipendiar a honra do vereador devido a sua cor de pele. Muito pelo contrário, a crítica veiculada foi por suas ações e palavras enquanto figura pública que, muitas vezes, agiu de modo a perpetuar o meio de opressão o qual os movimentos negros tanto denunciam", disse a defesa de Ciro segundo a mídia.
A Justiça não aceitou a argumentação e condenou o pedetista por considerar que ele ofendeu o vereador, cometendo discriminação racial. No entanto, Ciro não pagou o montante de R$ 98,7 mil e por isso teve o imóvel com 190,5 m2 de área construída e um terreno de 360 m2. Entretanto, Ciro ainda pode recorrer contra a penhora.
Comentar