Operação militar especial russa

Pentágono admite possível queda de Artyomovsk e diz que não há 'impacto estratégico' no conflito

O coordenador de comunicações estratégicas do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, admitiu nesta terça-feira (14) que a cidade de Artyomovsk (Bakhmut na denominação ucraniana) pode cair diante das forças militares privadas do Grupo Wagner, de Yevgeny Prigozhin, mas que isso não terá um impacto estratégico no conflito.
Sputnik
"Mesmo que Bakhmut [Artyomovsk] caísse, isso não teria um impacto estratégico na guerra geral", disse Kirby, acrescentando que isso não afetaria nem mesmo as hostilidades em andamento nos arredores da cidade.
Operação militar especial russa
Perdas em batalhas de Artyomovsk podem abalar confiança do Ocidente em Zelensky, diz WSJ
No entanto o alto funcionário reconheceu a progressão contínua do Grupo Wagner em Artyomovsk.

"Estamos assistindo a isso todos os dias, e certamente é verdade", disse ele, enfatizando que, apesar dos avanços, não pode prever se a cidade cairá.

As observações foram feitas quando ele abordou uma questão sobre os EUA aconselharem a Ucrânia a não manter a cidade "a todo custo" e concentrar sua energia e recursos em outro lugar.
A fortemente disputada Artyomovsk, localizada ao norte da cidade de Donetsk, tem sido o centro das hostilidades na fronteira da Rússia com a Ucrânia há meses.
É um importante centro de transporte para abastecer as tropas ucranianas estacionadas em Donbass em meio à operação militar lançada pela Rússia na Ucrânia há quase um ano.
Operação militar especial russa
Soldados ucranianos têm abandonado posições devido à falta de munição, diz mídia
Comentar